sábado, 6 de março de 2010

É preciso acreditar, senão nem vale a pena tentar...

Salve, salve!
Queridos, hoje eu estou especialmente feliz!Sempre batalhei muito, estudei muito para chegar onde cheguei, mas sempre acreditei que poderia ir além...Vc pode até pensar que é ambição.Sim.Tavez seja, mas um tipo de ambição que me impulsiona a ir mais longe por meus próprios méritos, sem prejudicar a ninguém que esteja tentando chegar a um objetivo tb.Uma ambição positiva.
Pensando dessa forma, tracei o objetivo de passar em um concurso público.Eu sabia que por sempre ter estudado em escolas públicas, por já estar fora da escola há muito tempo e por não ter concluído a faculdade por falta de recursos financeiros, eu estava em visível desvantagem.Ao invés de desanimar, isso tudo só serviu para aumentar ainda mais o meu esforço.Não tinha a faculdade mas tinha a internete, que me abria uma imensa opção de adquirir conhecimento pesquisando nos lugares certos.Ao invés de gastar tempo logada com superficialidades, pesquisava tudo que era realmente interessante, que me acrescentasse alguma coisa e fui adquirindo mais conhecimento geral, aprendendo mais de cultura geral.
Quando não tinha matéria do concurso para estudar e faltava dinheiro para comprar apostilas, baixava no computar, imprimia e tratava de entendê-las sozinha.
Por causa disso tb, tomei gosto por estudar a Constiuição Federal e há anos é um dos meus livros de cabeceira.
E comecei uma maratona rumo ao meu objetivo!
Passei em alguns, reprovei em outros, passei e não classifiquei em muitos outros mas nunca desisti de continuar tentando.
A relação candidato-vaga é algo que não me impressiona.Aliás, nem a consulto.Pra mim fazer isso é como tortura psicológica e gerador de desânimo pra muita gente.Penso sempre que estou estudando para uma vaga, então não me importa quantos tb estão brigando por ela; enquanto alguns perdem tempo discutindo isso, eu simplesmente me dedico para alcançá-la.E foi assim que passei em 4º lugar para a Prefeitura do Rio, concorrendo a 19 vagas somente e com mais de trinta mil pessoas.Comemorei, empossei no cargo, dei o meu melhor nele, tive reconhecimento e hoje tenho uma chefia, um cargo comissionado.Ainda assim continuei estudando.Dessa vez meu objetivo era passar em um concurso no âmbito Federal.Fiz vários!Alguns na esfera estadual tb.
No fim do ano passado fiz um concurso para o Detran do Rio de janeiro.Não dispunha de muito tempo para estudar por causa do excesso de trabalho na SMSDC e os afazeres de casa.Dividir o tempo de profissional, dona-de-casa e mãe não é nada fácil, tendo que estudar então, fica ainda mais complicado,mas pouco tempo com qualidade de tempo é muito válido, e foi isso que eu fiz, disponibilizei qualidade de estudo ao pouco tempo que tinha para estudar e...passei!
Já cansada de tudo, fiz um balanço dos últimos dez anos de concursos e vi que passei em não me classifiquei em quatro Federais, três estaduais e mais um municipal.Pensei:"Chega!Vou parar!" Não tenho mais o mesmo pique, mesmo amando a estudar a Constituição.O que tiver que dar algum resultado ainda, vai dar.E deu!
Ontem à noite quando cheguei em casa não percebi que meu filho havia deixado uma correspondência na escada.Estava tão cansada que passei por ela sem ver.Só bem mais tarde quando fui fechar a casa para dormir é que vi o envelope.Quando o abri quase desmaiei de tanta emoção!Era uma convocação do Ministério da Saúde para um concurso que fiz há quatro anos atrás e já não esperava mais ser chamada!
Ser concocada já é emocionante mas ser convocada aos 44 do segundo tempo é ainda mais gostoso!!!
Acordei os meus filhos e comemoramos muito!Lembrei-os que vale muito a pena estudar, seja com quais recursos forem!
Vale a pena acreditar nos objetivos!Vale pena lutar por eles!Sempre a vale a pena tentar!
Bjú!!!!!!!!!

4 comentários:

  1. Oi minha amada amiga,a baixinha aqui te ama muito e como sente orgulho de ter sua amizade, não pelas suas conquistas por que isso é consequência da sua determinação e essa conquista é indiscutivelmente merecida...vc é uma pessoa maravilhosa e sempre de bem com a vida, sempre de cabeça erguida, mulher guerreira, arredia por natureza e uma mente brilhante.Que Deus te abençou cada vez mais para que vc continue levando sua presença cheia de vida para outras pessoas. Parabéns e conte comigo essa nova etapa da sua vida. *ALINE ALVES*

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Cap!!!!!
    Vc merece as coisas boas que está colhendo...
    Se plantou coisas boas, basta esperar os frutos crescerem, para depois colhê-los...
    Sua história serviu de exemplo para mim e espero que sirva para todos tb...

    Bjokas!!!!

    ResponderExcluir
  3. Querida
    vc merece mesmo comemorar com tudo que tem direito!Uma das coisas que mais me apavoram na vida é a chamada acomodação...
    E, assim como você, fujo dela a qualquer custo!
    E tenho certeza que essa nova etapa te encherá de grandes e agradáveis surpresas!
    Parabéns, mulher guerreira!
    Bjs, Paty

    ResponderExcluir
  4. Obrigada amadas!!!!
    Tenho certeza que este texto fez diferença na vida de muita gente além da minha própria vida, por ser testemunho dela; por mostrar neste testemunho que eu cheguei e que qualquer um que traçar um objetivo e não desistir dele pode chegar tb!
    Bjú!

    ResponderExcluir

Bem vindas pessoas de bem com a vida, de bem com o mundo, de bem consigo mesmas!