segunda-feira, 11 de julho de 2011
Colegas de trabalho. Todo mundo tem um que é assim...
(Click na magem para expandí-la. Vai identificar um ou vários amigos que são exatamente assim!Rsrsrssr!)
Salve, salve pessoas!
Estive um tempo sem pc e isso dificultou ( e muito) meus trabalhos, inclusive aqui no blog.
Enquanto verificava o que sobrou dos meus arquivos com a formatação da máquina vi que um arquivo de fotos de amigos de trabalho que eu gostava muito se perdeu. Ainda bem que algumas delas estão no meu orkut e posso refazer o álbum, mas para minha tristeza meu celular também foi para o espaço e as que estavam nele não tinha ainda passado para o pc. Estas se perderam mesmo...
Mas amigo que é amigo a gente guarda mesmo é no coração, na lembrança.
Claro que algumas fotos perdidas, especialmente as do celular, eram divertidíssimas mas vou poder tirar outras ainda mais divertidas com certeza!
O fato é que essa busca toda me levou a lembrar de muitos colegas de trabalho que passaram por minha vida.
E esse foi o post que acredito que mais editei e reeditei até agora, porque cada colega de trabalho que o lê e não vê seu nome escrito reclama! Mesmo eu explicando que não teria condições de citar o nome de tanta gente bacana, por isso mesmo citei os diversos estilos para que se identificassem neles. Não adiantou! Tem gente que fez beicinho mesmo! Quer ver o nome aqui!Tudo bem! Cada que vez que for preciso, reedito para agradar pelo menos a maioria dessa gente que já me deu tantos momentos agradáveis nessa extensa vida profissional,rsrsrs.
Nossa! Foram tantos! Já trabalhei em tanto lugar que até tinha me esquecido! Mas o bacana é que algumas pessoas mesmo depois de anos e anos continuam meus amigos até hoje. E quando digo "amigos até hoje" não é daqueles que você de vez em quando encontra nas festas de amigos em comum, ou eventos aleatóreos não, são amigos mesmo, que fazem parte da minha vida, participam dela, acompanharam tantas fases da minha vida pessoal como casamento, nascimento dos filhos, etc...e profissional como crescimento curricular, promoções, passagem em concursos dificílimos e por aí vai...
Me lembrei de tanta gente bacana!
As empresas mudam, os cargos mudam, você muda mas os grupos de colegas de trabalho, ainda que não sejam mais as mesmas pessoas do seu trabalho anterior continua tendo perfis semelhantes.
Sempre vai ter no grupo o estressado, o zen, o super zen, o preguiçoso, o contador de histórias, o carrancudo, o dedo-duro, o espalhador de novidades(para nãodizer fofoqueiro,rsrsrsrsr), o gaiato, o chorão, o pão-duro,o caxias,o que discorda de tudo só para contrariar a maioria...enfim, cada um com sua peculiaridade e nos meus grupos de trabalho acho que já passaram de todos os tipos. O mais bacana é que (acredite!!!!!!!!!!)eu sempre consegui me dar,ou pelo menos conviver muito bem com todos!
Somos diferentes uns dos outros e aprender a conviver e a respeitar a individualidade de cada um faz toda a diferença no resultado final. O que é bom pra todo mundo e para o bom andamento do trabalho. Ainda que você não se identifique muito com um ou outro colega e vice-versa, ou se identifique mais com determinado colega e igualmente vice-versa, faz parte, e saber trabalhar isso demonstra maturidade pessoal e profissional e mais: o tempo vai passar, vocês podem nunca mais voltarem a trabalhar juntos mais a amizade cultivada vai sobreviver ao tempo.
Me lembrei do meu primeiro emprego: a rede Mc Donad´s. Nossa! Eu era adolescente ainda e precisava bancar meus estudos. O salário era péssimo! O pior que eu já recebi em toda minha vida funcional mas a equipe de trabalho, que gente bacana! Todo mundo muito novinho de idade, com os mesmo planos de passar no vestibular, em um bom concurso. E como a gente estudava junto! Trocava idéia, dividia material e sonhos...
Depois vieram outros empregos melhores em condições de trabalho e salário e novamente equipes muito especiais.
Editora Ática, onde fomentei ainda mais minha busca por conhecimento literário, Toesa service, etc., etc...
Nem dá pra citar nomes de todos porque esse texto ficaria enoooorme, mas algumas pessoas se tornaram tão amigas, mas tão amigas que não tem como deixar de citá-las, pois os anos passaram, nossas vidas mudaram, alguns já são avós, outros já partiram para outro plano espiritual e ainda assim continuam fazendo parte da minha vida como um dia já fizeram da minha história profissional.
Minha equipe de trabalho da extinta Telerj por exemplo, ano de mil novecentos e vovô garoto, rsrsrsrsr, foi a que me deixou mais amigos e onde eu mais cresci profissionalmente. Lá entrei telefonista e saí supervisora de equipe.E que equipe maravilhosa!
A Margô nem conta, pois deixou de ser amiga de trabalho, foi se chegando até ser adotada por toda minha família e acabou virando minha irmã de verdade; Cleide, minha xará, coincidentemente de nome e sobrenome iguais, essa a era super zen. Nada a aborrecia!E não aborrece até hoje! Dóris,a cautelosa, até para falar pensava uma vida,rsrsrs; Claudinha Costa,a super prestativa, quanta festa organizamos juntas! Chamou,ela vem!; Luis Claudio, o ouvinte, conselheiro, sempre com uma palavra ponderada para amenizar os conflitos; isso sem falar na turma da ANDEF (Associação de Deficientes Fisícos) com a qual tínhamos um contrato de trabalho; Franck, Angélica...Eles eram um exemplo de superação para os preguiçosos de plantão.
Outra equipe de trabalho que não dá para esquecer é da SMSDC/CAP-1.0, meu último trabalho antes de vir para o Ministério da Saúde. Lá também cheguei do concurso com um cargo muito pequeno e fui galgando ao longo dos anos um espaço melhor mas isso graças a equipe maravilhosa de colegas de trabalho que tive e que permanecem meus amigos. Figuraças!
Pardelinha, o vascaíno doente sem noção; Dila, a pesssoa mais espirituosa que já conheci; Rita, minha "personal stylit" a elegância em pessoa; Dra.Eliana, mal-humorada mais querida do mundo! Fátima Meirelles, a equilibrada; Silvia Karla,vulgo poodle loura, a tranquilaça, Zélia, a distraída, Carol e Bernardo, dispensam palavras, topam tudo! Silvio Carvalho, o artista, Felipe, o galã; Débinha, a companheira de todas as horas, Kátia Rosa (já no andar de cima) a alegria em forma de gente,Alex,sempre sério,mas amigo,muito amigo,Ana Calçada(olha que situação!)Marcinha Bessa,a relax,minha médica preferida ...e tantos outros e todos continuam sendo muito próximos. Se precisar chamo, se eles precisarem me chamam também.
Aqui no INTO minha atual equipe de trabalho é bem bacana também e tenho certeza que alguns desses amigos vão ser por muitos anos, mesmo que venhamos a mudar de setor, e alguns, acredito que serão pra sempre como a Adriana com quem a empatia foi de cara!Temos o mesmo gosto pelas roupas e outras coisas bacanas em comum; uma amizade que começou no setor,se estendeu aos nossos filhos que também se tornaram amigos e permanece fora dos portões do INTO.
Porém o mais curioso(e que muito me alegrou) foi que a maioria das reclamações vieram justamente aqui do INTO! Um lugar onde estou a menos de dois anos! Nem terminei o estágio probatório ainda! Nem imaginava que tanta gente se sente importante na convivência comigo, como eu também me sinto na convivência com eles a ponto de fazerem questão de verem escritos aqui como eu os vejo enquanto colegas de trabalho! E ainda me lembrarem de outros colegas para serem citados também!
Então vamos lá!
Tem a galera dos andares de internação com os quais estive muito tempo antes de vir para a Farmácia e todos os profissionais de lá são hilários, dos Médicos aos residentes, passando por todos os profissionais da área médica de reabilitação.
Emily é a Téc. de enfermagem da qual somos confidentes uma da outra;
A Ceici me acompanha desde os tempos de SMSDC, sempre interessada nos meus textos literários; Pablo e Ale, amigos, incentivadores e muito solidários. Me "carregaram nas costas" durante todo o tempo de tratamento dos braços. Bernardo, meu apoiador nas reivindicações justas, sem medo das consequências como eu; Camila, um doce...Céia, guerreiraça e tantos outros...
Mas voltando a Farmácia, meu atual setor, tem umas figuras bem interessantes, como o José Claudio, quase uma enciclopédia ambulante e o Roberto,o sex...(sexagenário!KKKKKKKKKK!)inteligentíssimos!
A Cris, que ri de tudo e dificilmente fica (ou demonstra) mau-humor, mesmo quando o plantão está "bombando";
O Cícero, a doçura em pessoa; a Ilma, a calada e mais prestativa do setor; o Zé(vulgo Barrichello) devagar mas faz bem feito!; O Marcelo Krof que nunca entra no setor sem soltar uma piada; o Mário, o caladinho mas que quando abre a boca é pra zoar alguém; O Nilo, o comilão e a Regina, qua chegou a pouco e já tem a difícil tarefa de distraí-lo para tentar fazê-lo comer menos; o Tatá, alvo preferido de todo mundo para zoação mas não se meta com ele porque o Thomas-35 não gosta!UUUUUIIII!; o Gui que só trabalha quando está a fim; o Amado (sabe que até esqueço o nome dele?)cooperador, ágil e fazedor de filhos nas horas vagas (dizem...)mas agora ele tem um concorrente nesse quesito,o Gil que já chegou dizendo que faz mais; A Leilinda, a caladona com cara de má (ixi mas é só a cara!); a Kátia, a zen ao cubo e a Lu, o inverso. Tem também Nanda, a ponderada e o Klaus, o sósia do Jonh Travolta, o artista da equipe, e o Lipe, o intelectual e conjunto perfeito! Tem a Claudia Cilene,a Cacau, de quem sou fã excrachada!Inteligente,prestativa, sempre cuidando dos amigos...Tem a Paty,a estudiosa e a Renata com suas histórias engraçadas; pena fazermos muito pouco plantões juntas.
Tinha também a Edna,que depois de inúmeras contagens de tempo finalmente aposentou-se.Ela é divertidíssima e felizmente moramos no mesmo bairro e não vou deixar de vê-la e continuar rindo muito com ela!
E sem falar no seu Jorge,o nogento.Sempre falando alguma bizarrize que me deixa enjoada!
A Naty, a loura, gente boa e descolada! Dona Nilda, sempre com a cara de emburrada mas quando abre aquele sorriso...conquista geral!Ah, e ainda faz um cafezinho de cheirar o prédio todo!
Ah! Tem as "musas"! Mulheres lindíssimas que circulam pelo setor! As mamães zelosas e babonas (como eu,claro!), os brigões que travam uma verdadeira guerra de palavras sempre querendo mostrar ao outro que é o melhor, mas não no trabalho, acreditem, essas brigas horríveis são por causa de...time de futebol!!!!! (Não é Pablo?)!
Tem a turma que atende no balcão, sempre ocupadíssimos, pedindo tudo, mas muito prestativos. E a Verônica, a guardiã dos esquecidos, sempre correndo atrás da galera para lembrarem dos avisos importantes que rolam pelo prédio.
E não posso deixar de falar de maneira nenhuma do Luis! A alegria em forma de gente! Se bom humor e alegria dessem dinheiro o cara estaria rico! O plantão dele passa sem que a gente perceba de tanto que ele nos faz rir!
Mas a sensação da equipe é o Washley, o politicamente informado e militante. A sensação do grupo!Esse é o membro da equipe que eu gostaria que todos tivessem a oportunidade de fazer um plantão com ele. Isso porque o cara é divertidíssimo! As gargalhadas dele contaminam quem estiver por perto ( e longe também porque são altas pra caramba!) e ainda sai com umas tiradas durante o plantão que não tenho como deixar de registrar. Coisas do tipo:
" Se você acha que ser gordo é bonitinho compra um torresmo, um toucinho e passa o dia admirando."
"Na concepção das mulheres desprezadas não existe mulher feia,só homem boiola."
"O vasco nunca perde jogo nenhum, tudo faz parte de uma estratégia maior.Os outros é que não entendem nada de futebol e ficam comentando."
"Não discuto futebol em dia santo."(Isso só quando o vasco vai mal, ouseja, quase sempre,rsrsrsrs).
"Não sou contribuinte coisa nenhuma. Contribuinte dá se quiser, como sou obrigado a pagar sou pagador de impostos mesmo."
E mais um monte de outras coisas do tipo que ele fala que eu esqueci de anotar mas que certamente se alguém ler aqui e lembrar vai comentar com certeza!
Costumo dizer que o plantão dos sonhos e trabalhar com o Washley e o Luis juntos!
E ainda tem uma gama de gente que trabalha comigo, não na mesma equipe mas que compartilha o mesmo ambiente, de todo tipo: estressado, calmo demais, alienado, divertido, invocado, tímido, estrela, sensível demais etc, etc, etc...Gente chegando... gente que ainda vai chegar....
E é isso aí, por todo lugar que se passe vai ter sempre todo tipo de gente. O importante é lembrar que todos fizeram por onde estar alí dividindo aquele espaço com você e se conseguirmos respeitarmos as diferenças, separar as divergências do profissional sem deixar afetar o lado pessoal e acima de tudo fazer o possível para tornar a convivência o mais agradável possível, a tendência é ganharmos mais que colegas de trabalho, é conquistarmos amigos!
A todos, um super mega bjú!!!!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)